Magic Find


Tudo sobre o Drop de Itens

Os “MF runs” consomem uma boa parte do tempo dos players, e a busca e o comércio de itens são algumas das coisas que fazem Diablo 2 ser divertido mesmo depois de muitos anos de jogo. As dúvidas sobre MF são recorrentes e portanto resolvi colocar aqui algumas informações divididas em três tópicos para quem ainda tem dúvida sobre como funciona o MF. Primeiramente, recomendo ler todos os quatro artigos do link abaixo:

 

Funcionamento simplificado do Drop de Itens

De maneira simplificada, (sem compromisso com o exato funcionamento do mecanismo de drops) o jogo decide qual item irá cair quando um player mata um monstro ou abre uma chest (baú) da seguinte maneira:

 

Primeiro o jogo decide o número de itens, depois o tipo. Então o jogo decide qual a qualidade do item (único, set, raro, mágico, etc…) e finalmente seus atributos (as 3 primeiras decisões dependem do monstro/chest dentre outras coisas). O atributo x% Better Chance of Getting Magic Item (MF) tem efeito quando o tipo de item já foi decidido, e somente em itens que podem dropar com qualidades: únicos, sets, raros e mágicos; É por esse motivo que o MF não afeta o drop de runas, dentre outros itens do jogo que não possuem mais de uma qualidade.

 

Citando um exemplo: para dropar um Harlequin Crest Shako, primeiramente o jogo precisa decidir que um Elite Helm Shako irá dropar. O MF NÃO tem efeito sobre essa decisão. Depois, é decidido se o Shako será único, raro, mágico ou normal (branco), não podendo ser set neste caso. Se for único, o item dropado será um Harlequin Crest Shako, e finalmente o jogo decidirá sobre os atributos variáveis do item. Se para uma dada qualidade o item possuir mais de uma variação, como por exemplo um Spired Helm único, que pode ser um Nightwing’s Veil ou um Veil of Steel, o jogo decidirá qual variedade do item será dropado antes de gerar os seus atributos.

 

Como o MF atua no cálculo de Drops

Supondo que um dado item possua 40% de chance de ser mágico e 0,5% de chance de ser único (apenas como exemplo, não reflete com exatidão o modo como os drops são calculados), e um player possui em seu char 100% de MF, as chances serão aumentadas para 80%(mágico) e 1%(único). Com 1000% de MF as chances aumentarão para 440%(mágico) e 5,5%(único). Observar as chances pode levar a alguns raciocínios equivocados como por exemplo:

 

Como o mf atua em todas as chances de maneira igual, o drop não será alterado, uma vez que 40% é 80 vezes maior do que 0,5%, assim como 440% é 80 vezes maior do que 5,5%, então o drop de itens mágicos sempre será 80 vezes maior do que o drop de únicos, independente do meu MF.

 

Com 1000% de MF, a chance de dropar itens mágicos é 440%, enquanto para itens únicos é só 5,5%. Como 440% ja é maior do que 100%, com 1000% de MF (ou com quantias muito elevadas) os itens que droparem sempre serão mágicos e nunca únicos, pois a chance de dropar itens mágicos fica maior do que 100%.

 

Nenhum dos raciocínios acima é correto, simplesmente pelo fato de que o jogo segue a seguinte ordem na hora de decidir a qualidade do item:

 

Único > Set > Raro > Mágico > Bases

Portanto, de maneira simplificada, inicialmente o jogo leva em conta a chance de dropar ou não um item único, caso negativo, passa a avaliar a chance de dropar um item set e assim por diante. Mesmo que o jogo decida por não dropar um item único, uma chance de 5,5% obviamente é melhor do que uma chance de 0,5%, logo possuir 1000% de MF será melhor do que 100% de MF para conseguir um item único. Como regra geral, mais MF é sempre melhor do que menos MF. Lembrando que os números utilizados são apenas um exemplo, principalmente porque os drops de itens únicos, sets e raros não aumentam da mesma forma que os drops de itens mágicos, conforme explica o tópico abaixo.

 

Gráfico do Magic Find

A chance de dropar Itens únicos, sets e raros não aumenta linearmente com a quantidade de MF

 

Esta propriedade do MF certamente é uma das que acabou por mais gerar dúvidas e mitos entre os players ao longo dos anos. Observando a figura acima, nota-se que a medida que se adiciona mais MF ao char, a chance efetiva de dropar itens únicos, sets e raros não aumenta linearmente, mas vai aumentando de maneira mais moderada até finalmente parar num valor fixo. A chance de encontrar itens mágicos (“azuis”) no entanto é uma linha reta, conforme se observa.

 

Cada incremento de MF possui eficácia diminuída quando comparado ao incremento anterior, portanto mesmo com uma quantidade infinita de MF (se fosse possível), a chance de dropar um item único, set ou raro ficará fixa em um certo valor. Este possivelmente é um recurso utilizado para limitar a quantidade de itens únicos, sets e raros que são gerados pelo jogo, uma vez que retirada essa limitação seria TEORICAMENTE possível (ainda que impraticável), dropar itens únicos em todos os MF runs. A característica evidenciada na figura acima pode ter gerado alguns mitos como:

 

  • A partir de x% de MF, o drop fica bugado.
  • Não adianta colocar mais do que x% de MF no char.
  • Estou com x% de mf e só dropa itens “azuis”…

 

As afirmações acima simplesmente não são verdade. É verdade que com uma quantia alta de MF (em torno de 400% ou 500% e em diante) a chance de dropar itens mágicos é muito maior (numericamente) do que a chance de dropar itens únicos, no entanto não significa que só irão dropar itens mágicos (“azuis”), conforme explicado no segundo tópico. É verdade também que possuindo uma quantia alta de MF, adicionar mais MF não resultará num aumento significativo nas chances de drop, mas também não significa que é inútil.

 

Portanto, cada jogador deve ajustar a quantia de MF de seu char (e consequentemente seus itens) de acordo com a classe do char e o estilo de jogo, lembrando sempre que possível que mais é sempre melhor do que menos (1,01% ainda é maior do que 1%, mesmo que a diferença não seja significativa).

 

Observação: Os exemplos utilizados são apenas para ilustrar o funcionamento das coisas e não consideram todas as variáveis envolvidas nos cálculos de drop. Vale lembrar também que no BlackWolf os drops de itens já são aumentados “de fábrica”.

 

Espero que essas informações possam ajudar a dissipar algumas dúvidas sobre o MF. Leiam e tirem suas próprias conclusões. Dúvidas, críticas e correções são bem-vindas. Bons MFs a todos.